Foto: Blog do Cachorro (créditos)

Algumas marcas de maquiagem poderiam abolir facilmente o teste em animais e investir em novas tecnologias, pois auferem enormes receitas e lucros anualmente. Não consigo vislumbrar porque a MAC, por exemplo, ainda insiste em vender em mercados que exigem o teste em animais, já que é umas das marcas mais utilizadas, admiradas e reconhecidas no mundo!

Infelizmente, passei a abolir essas marcas por não compactuar com a crueldade que são esses tipos de testes (e também tão desnecessários!)

avon-logo-wallpaper

1. AVON

Eu já usei muito a marca, já pensei em vender na época da faculdade, comprava das amigas que vendiam e nunca menosprezei a qualidade. Achava boa e com um preço justo. Porém, apesar de em seu site dizer que a empresa não realiza mais esse tipo de teste, a Avon comercializa em países que exigem os testes em animais e aderem a essa política. Por isso, é estranho dizer que não realiza os testes, quando na verdade, continuam a fazê-los, ainda que não em todos os países…

Mary-Kay-Pedido-Fácil-Passo-a-Passo

2. Mary Kay

Até hoje tenho alguns produtos que ganhei de aniversário da marca e são sim muito bons… Estava pensando em comprar uma base, quando pesquisei e vi que a empresa ainda realiza testes em animais, desisti a tempo! É o mesmo caso da Avon e de muitas outras… Ok, no Brasil não realizam, mas e no resto do mundo? É a mesma empresa, oras!

maybelline-logo

3. Maybelline

Sempre usei a máscara de cílios dessa marca e confesso que aqui no Brasil ainda não encontrei outra que me agradasse tanto… Mas tenho que encontrar, pois a Maybelline testa em animais. O site da empresa nem faz questão de dar uma de “boazinha” dizendo que faz testes só na China, ou que está pesquisando alternativas… Nada é dito nem mencionado sobre não fazer testes em animais! E é a marca n°1 de maquiagem do mundo, segundo a empresa! =/

download

4. Revlon

Quando morei fora eu comprei muitos produtos dessa marca, pela qualidade e pelo preço acessível. A Revlon é mais uma que não realiza teste em animais, MAS. Vende em países que exigem o teste e “por motivos de força maior (não pelo lucro) se sujeitam à legislação local” e… Testam! Triste isso, essas empresas preferem lucrar mais e mais, mesmo que para isso tenham que ir de encontro às próprias filosofias da corporação (se é que é realmente verdade o que escrevem em seus sites).

mac-logo

5. M.A.C

A MAC é a queridinha dos batons. Inovam em cores e a qualidade é de fato excelente (preços poucos acessíveis, contudo). Lendo em seu site, mais uma lorota sobre não compactuar com os testes, não realizá-los, mas vendem na China e lá, obedecem às regras. Tem até uma pergunta retórica sobre o porquê de a MAC comercializar nesse país e a resposta é que eles estão comprometidos com a venda lá… Comprometidos com o lucro!

Conclusões

Quase todas as empresas justificam a continuidade dos testes em animais por venderem na China, um país que possui uma lei antiquada e sem sentido sobre a obrigatoriedade de testes cruéis e desnecessários em animais. Muitas pregam a filosofia de serem contra os testes, mas, acredito que motivadas pelo lucro que advém das vendas no mercado chinês, preferem se corromper e perder clientes que não compactuam com os testes do que manter a integridade.

Eu imagino que se essas companhias, assim como ativistas chineses e mesmo mulheres chinesas que são contra os testes pressionassem o governo local, conseguiríamos um avanço nesse quesito e ninguém teria que se subordinar a uma lei desproporcional como essa. A China é um país que avançou tanto tecnologicamente e também culturalmente, por que não poderiam lutar para abolir esse tipo de prática no país?

Nisso tudo, as empresas são plenamente responsáveis pelos testes em animais por lá e de nada adianta não fazer testes no Brasil, por exemplo.

Alternativas existem e se subordinar ao governo chinês, a meu ver, é a mais pura covardia e uma ganância sem limites dessas empresas.

Temos outras opções de maquiagem que são tão boas quanto e que não realizam, em qualquer hipótese, testes em animais. Eu decidi adquiri-las e abolir todas as marcas que realizam os testes. Não é difícil e não faltam alternativas, com preços acessíveis e de excelente qualidade. =)

OBS: uma dica que vi no blog “Beleza Vegan” é procurar no site da Sephora Chinesa as marcas que vendem por lá. Pode saber que testam em animais, ainda que digam que não testam aqui no Brasil!

Anúncios