Foto de capa: Ciclo Vivo

O dia dos namorados (e das namoradas!) está chegando e ao comemorarmos essa data sem consciência ecológica, poderemos gerar diversos resíduos sólidos e tóxicos ao meio ambiente.

Por isso, aqui irão dicas para aproveitarmos esse dia especial e super romântico de maneira mais criativa, responsável e sustentável.

Durante a quarentena, jantares em restaurantes, compras em lojas físicas e passeios ao ar livre terão que ficar de fora. Portanto, a ideia mais apropriada é fazer uma comemoração em casa, com decorações artesanais, presentes simples e criativos e um jantar especial, feito a quatro mãos!

Presentes Sustentáveis

Presentes possuem um valor simbólico que vai muito além do seu preço. Não há nada mais valioso que um presente feito por você mesmo/a, e este não precisa ser, necessariamente, algo físico.

1. Não compre cartões: faça um!

Nada mais fofo que fazer um cartão personalizado, escrito com a sua própria letra (mesmo que não seja das mais bonitas, rsrs) e com frases que remetam àquilo de mais singular que existe no seu relacionamento. Para isso, você pode usar folhas de caderno ou de agendas antigas, papelão e outros papeis que seriam descartados, ou recorrer a cartões virtuais. Ao comprarmos cartões prontos, geramos mais resíduos (eles vêm, geralmente, embalados em plásticos) e deixamos a pessoalidade de lado, pois aquelas mensagens prontas são bem gerais e clichês, não é?

Da mesma forma, pode-se usar a criatividade para enfeitar o cartão, como folhas secas, colagens ou fazer desenhos de coraçãozinho mesmo! Se quiser dar um “up”, você pode fazer um envelope ou, com a própria folha, fazer um rolinho e amarrá-la com barbante (adoro fazer isso, rsrs!).

Pinterest

Amei essa ideia do “10 coisas que amo em você”! Espero que o Leo não leia este texto, senão, vou estragar a surpresa (ele sempre lê os meus textos, e eu sou péssima para fazer surpresas, então…).

2. Compre um presente que você saiba que o/a seu/sua love esteja, realmente, precisando.

O bom de conhecer bem o/a nosso/a parceiro/a é que as chances de acertar precisamente o que comprar de presente aumentam. Porém, para que essa compra seja 100% sustentável, ela precisa ser alguma coisa que o/a love está 100% querendo ou precisando.

Foto: Soul Academia

Por isso, dê umas indiretinhas para saber o que ele/ela gostaria de ganhar. Em vez de você comprar algo específico, você pode optar por um vale-presente. E se ele/ela disser que não está precisando de nada, pense em outras formas de agradá-lo/a: continue a ler as próximas dicas!

3. Compre presentes de artesãos locais ou que utilizem somente insumos naturais e, preferencialmente, orgânicos

Ao comprar produtos locais, você valoriza os pequenos produtores/comerciantes. As chances de estes usarem produtos mais sustentáveis, naturais e orgânicos também é bem maior. Porém, você também pode comprar produtos sustentáveis em e-commerce especializados.

Entre as dicas estão: maquiagens e cosméticos naturais e veganos, tais como loções corporais, batons, esmaltes; kits de cuidados pessoais, tais como shampoo e condicionador sólidos, espumas de barbear, escova de dentes de bambu, pastas de dente naturais e sem flúor; ou um kit de viajante sustentável, que contenha canudos e talheres  de bambu, guardanapo de pano e copo retrátil de silicone.

Atualmente, meus cosméticos são exatamente assim! Foto: FIEP

Se você quiser presentear o/a amado/a com bijouterias, pode comprar biojoias, que são peças feitas com matérias primas naturais, tais como grãos, frutos secos, sementes e fibras. Lembre-se sempre de que embrulhos tradicionais, feitos de plásticos, papeis metálicos e cheios de fitas adesivas são dispensáveis. Faça um embrulho ecológico, com papelão, sacos de algodão; reaproveite embrulhos de presentes que você já ganhou; ou, simplesmente, dê o presente sem qualquer embrulho!

Créditos: Biojoias

E se você é apegada/o ao tradicionalismo, ao invés de dar bouquets de flores, as quais já estão mortas e, provavelmente, receberam muitos agrotóxicos e inseticidas ao longo de sua vida, dê vasos de plantas! Podem ser desde os bem pequenininhos, como os de mini cactos ou de mini suculentas, passando por vasos de temperos, como os de manjericão, hortelã, salsinha, até aqueles mais robustos. Quem resistirá a uma linda samambaia ou a um pé de amora?

Créditos: Blog Plantei

4. E que tal fazer o seu próprio presente?

Você mesma/o pode fazer um mimo para o seu amor! Há diversos tutoriais que ensinam a fazer cosméticos caseiros e naturais; para quem gosta de marcenaria, pode fazer uma caixinha organizadora para ferramentas ou para maquiagens; você também pode fazer um varal de barbante com fotos dos momentos mais marcantes do relacionamento; pode assar um brownie caseiro e vegano e surpreender o seu amor; ou fazer uma cesta com frutas da estação, frutos secos, azeite e vinho orgânicos. Que tal?

Caixa organizadora de óleos essenciais

Vou aproveitar esse momento para passar 2 receitinhas de cosméticos naturais que você pode fazer com ingredientes que já existem na sua cozinha! Você causará uma impressão e tanto ao seu chuchu!

Demaquilante bifásico natural:

Em uma tigela, misture 3/4 de xícara água (destilada ou filtrada) e 1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem.

Despeje o conteúdo em um recipiente tipo spray. Se não tiver, tente achar uma embalagem antiga de demaquilante pela casa, esterilize-a e despeje o conteúdo nela. Agite antes de usar!

Ah, e não se esqueça de usar, sempre, disquinhos de crochê para retirar a maquiagem, juntamente do demaquilante!

Desodorante caseiro

Em um bowl, adicione 3 colheres de sopa de uma manteiga vegetal, como a de karité ou a de cacau. Se não tiver esses ingredientes, use óleo de coco ou de coco palmiste (o único problema é que, em dias quentes, o desodorante não ficará sólido. Mas por agora, tudo bem, estamos aqui no nosso “outono-inverno”!).

Derreta a manteiga (ou o óleo) em banho maria ou no micro-ondas, até ficarem em estado líquido. Coloque 2 colheres de sopa de maisena, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 10 gotas de óleo essencial de tea tree e lavanda (mas se não você não os tiver em casa, não faz mal, o desodorante vai funcionar mesmo assim!). Misture tudo, até ficar bem homogêneo. Coloque conteúdo em um potinho e leve para a geladeira, até ficar firme.

5. Compre algo que terá utilidade para a casa, ou que vocês aproveitem no próprio jantarzinho

Se vocês já moram juntos/as, que tal comprar um presente duradouro que, no fim das contas, ambos/as irão aproveitar? Você pode comprar algum utensílio de cozinha, como uma faca de chef, um mixer ou um jogo de panelas de cerâmica. Se quiser ser ainda mais sustentável, que tal presentear o/a amado/a com uma composteira? (Fica a dica, Leo!). Na loja da ecycle, há diversos tamanhos e modelos de composteiras, que já vêm com o kit de terra, serragem e minhocas!

Composteira. Foto: Boneca de Platina

Ao invés de comprar algum bem material, você pode presentear o “mozão” com um fim de semana no campo ou na praia! Melhor ainda seria em uma pousada vegana/vegetariana! Há diversas espalhadas pelo Brasil!


O Hotel Serra da Estrela, em Campos do Jordão, é uma excelente opção para veganos e vegetarianos. Foto: Rota Veg.

Você também pode comprar um vinho orgânico e vegano e já estreá-lo no jantarzinho! Ou, por fim, você pode contratar uma serenata online e maravilhar o seu “mô”! Siga no Instagram: @serenatas_virtuais! Mas se você tiver dotes musicais, não deixe de cantar ou tocar uma música que tenha um significado especial para ele/ela!

Vinho 100% orgânico e vegano! ❤

Decoração

Vou confessar que já fiz decorações nada sustentáveis para o meu namorido! O bom é que estamos nesse mundo para evoluirmos sempre! Por isso, ano passado, e neste próximo dia dos namorados, faremos uma decoração simples e com objetos que já temos em casa.

Pinterest

Gente, nada melhor do que pegar os próprios porta-retratos de vocês e sair espalhando pela mesa de jantar! Outra dica é, simplesmente, acender velas. Tem um restaurante em BH, ao qual eu adorava ir, que reciclava garrafas de vinhos e colocava as velas no bocal. Fica lindo! Outra dica é pegar os vasinhos de planta e usá-los como decoração.

Viva Decora

Você também pode cortar coraçõezinhos em papeis que iriam para o lixo e pregá-los nas paredes, ou prendê-los em um cordão de barbante. E para a mesa ficar mais linda, use tudo que você tem, mas esqueceu que tem, como sousplat, guardanapos de pano, jogo de talheres e as demais peças do aparelho de jantar.

O jantar!

Nada melhor do que fazer um jantarzinho a quatro mãos (ainda que uma pessoa só fique por conta de lavar as louças mesmo, rsrs): é super romântico, intimista e contribui para a proximidade do casal.

Se você não é vegetariana/o, dê uma chance, só essa noite! As comidas vegetarianas são maravilhosas e incríveis, tenho certeza de que irão surpreender vocês. Muitas receitas também são fáceis de fazer, os ingredientes são mais baratos e você pode comprá-los de produtores locais e orgânicos, para que tudo se torne ainda mais sustentável.

Há milhares de pessoas fantásticas que escrevem receitas vegetarianas e veganas na internet. Então, não há desculpa para dizer que não saberá fazer um jantar vegetariano magnífico para o “beinhê”!

Por aqui, passarei 2 receitas de fondue vegano: de queijo e de chocolate! É de cair o queixo! É tão bom que fizemos ano passado, e esse ano vamos repetir!

É preciso ter um aparelho de fondue. Mas dá para improvisar com panelas também… Só não vai ter a magia do réchaud!

Receita de Fondue Vegano de “queijo”

Autora: Luíza

Rende: 4 porções

Dificuldade: Médio

Preço: Médio

Tempo total: 40 minutos (+ 4h de demolho da castanha de caju)

Ingredientes:

– 200g de mandioquinha (batata baroa)

– 1 xícara de chá castanha de caju demolhadas por, no mínimo, 4 horas

– 2 xícaras de chá de leite de amêndoas ou de água

– 2 colheres de sopa de azeite

– 2 colheres de sopa de polvilho azedo

-1 colher de sopa de levedura nutricional

– Temperos: 1 colher de chá de sal rosa, 1 colher de chá de alho em pó, 1 colher de chá de pimenta do reino.

– 1/3 de xícara de chá de vinho branco.

Modo de preparo

Cozinhe a mandioquinha até ficar mole. Reserve. Em um liquidificador ou mixer, bata as castanhas com a água (ou com o leite de amêndoas), até formar um creme bem liso. Agora, adicione a mandioquinha e os demais ingredientes (menos o vinho). Bate bem, até tudo ficar incorporado. Transfira esse “queijo” para a panela do fondue, adicione o vinho e deixe ferver por alguns minutos. Com o réchaud já aceso, leve-a para a mesa de jantar e aproveite!

Como acompanhamento, sugiro: pão italiano, baby potatoes, baby cenouras (que são cenouras que seriam descartadas por não terem a “aparência correta”! Elas passam por uma máquina e se tornam mini!), brócolis e goiabada cascão.

Receita de Fondue Vegano de chocolate

Autora: Luíza

Rende: 4 porções

Dificuldade: Fácil

Preço: Barato

Tempo total: 15 minutos (+ o tempo de demolho do leite vegetal escolhido)

Ingredientes:

– 200g de chocolate amargo vegano (confira os ingredientes e veja se não tem um leite escondido por lá!)

– 1 xícara de chá leite vegetal. Pode ser de amêndoas, de aveia ou de coco

– 1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo

Derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas, de 30 em 30 segundos. Na panela de fondue, despeje o chocolate derretido e adicione o leite vegetal.

Se for o de coco seco, basta tirar a sua polpa, bater com água e coar. A proporção para o coco são 250g para 3 xícaras de chá de água. Se for o de amêndoas, estas devem ficar de demolho por no mínimo 4h. Após esse tempo, escorra-as, bata com água no liquidificador e coe. A proporção para as amêndoas é de 1 xícara delas para 4 de água. Por fim, se for o de aveia, deixe-a por 30 minutos de molho, escorra-as, bata com água no liquidificador e coe. A proporção, para a aveia, é de 1 xícara dela para 3 de água.

Como acompanhamentos, sugiro frutas da estação, como kiwi, banana, uva e morango (apesar de ser uma fruta do inverno, vou dar um desconto, pois fondue de chocolate com morango formam uma combinação perfeita!!).

Por fim, ainda que você não tenha um par romântico, aproveite essa noite para confraternizar com quem você mora ou curta a sua própria companhia! 😀

Sites consultados

https://comofazeremcasa.net/cartao-para-dia-dos-namorados-criativo/

https://www.romanews.com.br/entretenimento/musico-faz-serenatas-online-para-gerar-renda-durante-a-quarentena/77129/

https://www.ecycle.eco.br/composteira-domestica/composteira-domestica/composteira-domestica-basica-pequena.html

https://anossavida.pt/artigos/8-dicas-para-oferecer-presentes-ecologicos

https://economia.uol.com.br/agronegocio/noticias/redacao/2013/11/04/cenouras-baby-sao-produzidas-em-maquinas-que-moldam-vegetais-comuns.htm

https://vegetariandoporai.wordpress.com/2014/04/30/conheca-7-hoteis-vegetarianos-no-brasil/