Foto: Gauchazh

Minha história com as maquiagens começou quando eu era bem novinha. Adorava pegar os batons vermelhos da minha mãe e me borrocar toda (quem nunca rsrs). Mas foi aos 12 anos que realmente comecei a me “maquiar” e, desde então, nunca mais parei. Não saía de casa sem lápis preto (que ficava todo manchado ao longo dia), pois julgava que meus olhos eram muito grandes e o lápis disfarçava esse “defeito”. Eu o passava até quando estava em casa, pois não conseguia me ver, e nem me reconhecia mais, sem essa maquiagem. Ao longo do tempo, fui adicionando sempre um item considerado indispensável. De repente, já estava indo para a aula com rímel, corretivo, lápis, blush, gloss melequento…

Várias amigas me diziam para usar menos maquiagem, pois eu iria envelhecer mais rápido. De fato, as maquiagens tradicionais são campeãs em componentes comedogênicos, tóxicos e nocivos à saúde. E todos esses compostos são absorvidos pela nossa pele, maior órgão do nosso corpo. Da mesma forma, muitos são bioacumulativos, portanto, tóxicos ao meio ambiente e aos animais marinhos.

Algumas me alertavam que a maquiagem manchada me deixava com mais olheira; outras falavam que seria muito melhor se eu valorizasse a minha beleza natural, e deixasse para me maquiar apenas em festas. Porém eu não acatava nenhum desses conselhos, já que havia me tornado uma completa dependente da maquiagem.

Apenas em 2016 eu consegui sair de casa sem lápis de olho! Foi nessa época, também, que me tornei mais consciente sobre o lado oculto das maquiagens, principalmente no que concerne aos testes em animais. Deixei de comprar itens de várias marcas de que gostava por conta dos testes. Há um ano, migrei completamente para o mundo das maquiagens veganas, naturais e orgânicas.

Cruelty free and Vegan" : a label required and delivered by PETA - Indemne

Existem diferenças entre elas! As maquiagens veganas não fazem o uso de ingredientes de origem animal (como cera de abelha, queratina) em suas fórmulas. Portanto, ainda que algumas marcas não façam testes em animais, elas podem se utilizar de ingredientes animais, o que não as torna veganas. É o caso de uma marca alemã que eu amava, a Essence, (confesso que não conheço um rímel que seja melhor que o dela): apesar de não realizar os testes, ou seja, ela é Cruelty Free, os produtos contêm cera de abelha em sua composição. Por outro lado, existem maquiagens veganas que não são consideradas naturais, pois utilizam produtos químicos nocivos à nossa saúde, como conservantes parabenos, corantes artificiais, ftalatos, óleos minerais, ainda que sejam livres de ingredientes animais (exemplo: linha vegana O Boticário). Por fim, existem maquiagens naturais, mas que não são orgânicas. Para sê-lo, é necessário que a maioria dos ingredientes seja orgânica, com certificação, claro.

Confesso que, na minha migração para o mundo natureba, a parte das maquiagens foi a que mais tive resistência. Eu já estava muito acostumada com maquiagens mais carregadas, que duravam o dia todo (mesmo no calor do Rio), com preços acessíveis e que eu podia encontrar em qualquer farmácia. Da mesma forma, eu ainda não conhecia marcas naturais, achava que seria difícil encontrá-las, e tinha receio de elas não causarem os mesmos “efeitos” das convencionais, principalmente para a máscara de cílios.

Eu me surpreendi muito! Existem dezenas de marcas maravilhosas, com linhas completas e qualidade excepcional. A maioria das empresas tem liderança feminina, o que me deixou ainda mais feliz. Algumas possuem embalagens mais sustentáveis e política de logística reversa, que era tudo que eu mais queria. Já os preços, alguns realmente são um pouco mais elevados, mas não mais que muitas marcas tradicionais (e cruéis) consideradas boas, como MAC, Mary Key… Ademais a durabilidade das maquiagens naturais é ótima, e nós também pagamos pela ética e pelo respeito ao meio ambiente, aos animais e aos/às trabalhadores/as.

Eu até tentei fazer algumas maquiagens caseiras, mas foi um pouco decepcionante. Logrei êxito somente no pó translucido e, em partes, no blush. Alguns pigmentos naturais, como o hibisco, a beterraba e o cacau em pó são até bons, mas os efeitos são muito sutis e saem com bastante facilidade. As marcas profissionais utilizam o óxido de ferro como pigmento. Eu cogitei em comprá-los, mas julguei que não valeria a pena fazer maquiagens só para mim. Até tentei fazer rímel e delineador com carvão ativado, que tem pigmentação muito forte. Usei cera de carnaúba, óleo de rícino, que é mais viscoso… Mas fiquei toda derretida em instantes. De fato, é necessária tecnologia para que uma maquiagem fixe no nosso rosto por mais tempo.

Essa fixação mais duradoura também deve ter limites. Do que as maquiagens convencionais utilizam para que possam durar mais de 24h no nosso rosto, para que não saiam com água e sabão? Coisa boa que não é… As maquiagens naturais têm uma durabilidade considerada saudável para a nossa pele, e saem mais facilmente com água. Assim, além de ficarmos com uma beleza mais natural, também deixamos de ser tão dependentes de demaquilantes, lencinhos, algodões. A natureza agradece duplamente!

O mercado de produtos naturais está deixando de ter só um nicho de consumidoras/es, pois a procura por eles está cada vez mais alta. Novas marcas surgem a cada dia e cada vez melhores. Existem também marcas locais que são excelentes – aqui no Rio, há destaque para a BiOrigem. Algumas delas são:

Baims

BAIMS: maquiagem orgânica, vegana e BRASILEIRA | Olho Mágico

A Baims foi a primeira marca natural, vegana e orgânica que conheci. Foi fundada pela empresária Luísa Baims, e tem sede na Alemanha e no Brasil. Ela é certificada pela Ecocert e outras instituições, além de ter embalagens mais sustentáveis, feitas de bambu. As embalagens são lindas e funcionam com refis, o que torna a marca ainda mais sustentável.

Tenho sombras e batons da Baims, e ambos são excelentes!

Simple Organic

Simple Organic - Produtos Testados - Nutrição e Beleza

A Simple Organic é uma marca de cosméticos em geral, além das maquiagens. É uma marca bem-informada e politizada, com gênero neutro e uma paleta de cores inclusiva. Foi fundada pela empresária Patrícia Lima, em Florianópolis. A marca possui política de logística reversa, e ainda concede desconto para quem devolve as embalagens antigas, ao comprar um produto novo. Os produtos vêm em um saquinho de algodão reutilizável, ao invés de caixinhas de papelão, que seriam logo destinadas ao lixo.

A base da Simple Organic é reconhecida como uma das melhores do mercado. Além de ter uma cobertura perfeita, ela é nutritiva e é ideal para peles acneicas. Também tenho o corretivo, que cobre muito bem as danadas das minhas olheiras, além de ter uma durabilidade incrível. Recentemente, adquiri o primer blur, que é excelente – deixa a pele sequinha e aveludada. Só não havia gostado mesmo do rímel, pois ele deu efeito panda e escorreu muito rápido, mas a marca já o retirou do mercado.

Cativa Natureza

Cativa Natureza | Espaço Orgânico Natural & Sustentável

Além de maquiagens, a Cativa também possui linhas de cuidados para cabelos, corpo e banho e skincare. É uma das marcas naturais e orgânicas (com certificado) mais conhecidas. Foi criada em Curitiba, pela farmacêutica Rose Bezecry.

Tenho delineador e batons da Cativa, todos excelentes!

Two One One Two

Base Facial Natural Vegano Color Fix Twoone Onetwo | Lima Limão Brasil

Outra marca que amo, a gaúcha Two One One Two também possui linhas completas para cabelos, skincare, além de possuir os melhores esmaltes que conheço. Tenho rímel, sombras e batons da marca, todos excelentes! Destaque para o rímel – foi o melhor que comprei até hoje. Ele dá um efeito encorpado e natural nos cílios, e não causa efeito panda! Na hora de retirar, ele sai em gruminhos e não macha nada.

Glory By Nature

Glory By Nature

A Glory By Nature é uma marca curitibana, certificada pela Ecocert. Além de maquiagens, possui linhas de skincare e de cuidados para os cabelos. Tenho um batom ótimo da marca, que vem em uma embalagem mais sustentável!

Elemento Mineral

Blush Natural e Vegano Elemento Mineral Sunset (Rosa Nude) 3g - Lohas Store

A Elemento Mineral é uma marca de São Paulo, fundada por Jurema Jacobini, que utiliza “rochas, cristais, metais, águas minerais, carregados de energia solar e magnética” em seus produtos. Tenho um iluminador excelente da marca, e quero adquirir outros produtos também!

Bioart

Kit Maquiagem Dia a Dia Bionutritiva Bioart - Produto Natural

Além de ter um dos melhores protetores solares naturais, a Bioart possui uma linha de maquiagem completa, certificada pela Ecocert. Fundada pela farmacêutica Soraia Zonta, em Florianópolis, a marca foi desenvolvida especialmente para quem possui alergias na pele. Além do protetor, também tenho uma ótima sombra da marca!

Almanati

5 motivos para consumir cosméticos orgânicos | Nosso Foco

Fundada em Campinas por Zezé Ferri Viesi, a marca traz os conceitos de slow beauty em seus produtos. Ainda quero conhecer mais os seus produtos!

Arielle Morimoto

Resenha: Batons veganos hidratantes - Arielle Morimoto

Fundada pela própria Arielle, a marca traz a “união da ciência e da tecnologia com a natureza”, e produz maquiagens veganas com alta durabilidade. Tenho ótimos batons da marca!

Face it Vegan (infelizmente, vai fechar no fim do mês)

FACE IT VEGAN BEAUTY - Batons veganos com ativos naturais

Face It é uma marca carioca de batons naturais e veganos mais admirados do mercado. Infelizmente, as fundadoras, entre elas Julia Barroso, anunciaram que irão fechar no fim deste mês por conta da pandemia. Os batons são tão bons que chegam a ser comparados com os da MAC (são até melhores… vai ser uma grande perda para o mundo natureba das maquiagens).

Arte dos Aromas

Bem Natural - Batom Natural e Vegano Vermelho Terra Arte dos Aromas 4 G

A linha de maquiagem da Arte dos Aromas é pequena, mas possui um rímel bem admirado pelas consumidoras. Contudo, possui linhas completas de skincare, corpo e banho e cabelos. Foi fundada ainda na década de 90, por Geysa Belém.

Benecos (possui uma linha vegana)

Pó Mineral Natural Translucent Benecos 10g | Amazon.com.br

Benecos é uma marca alemã, que possui uma linha vegana de maquiagem. Tenho o lápis kajal, que é ótimo! Recentemente, comprei o rímel Vegan Glamour Look. Quando o passei pela primeira vez, nem acreditei! Deu muito volume, semelhante ao meu então querido da Essence. O problema é que, infelizmente, ele dá um pouco de efeito panda, principalmente se o passarmos nos cílios inferiores. Então, eu tenho usado simultaneamente duas máscaras – a da Benecos nos cílios superiores e a da Two One One two nos inferiores!

Organela

Top 12: Marcas de maquiagem veganas que vendem no Brasil - A Gente Curte

É uma marca de Joinville, criada por Fernanda Santa Cruz. Os produtos são feitos especialmente para peles sensíveis e alérgicas, com preço acessível. Ainda quero conhecer mais a marca!

BiOrigem

BiOrigen - Posts | Facebook

É uma marca local aqui do Rio, com excelentes produtos naturais. Tenho o blush e um batom, ambos ótimos. As fundadoras também fazem desodorante, sabonetes, shampoos sólidos…

O que eu consegui fazer!

Balms caseiros

Esses balms são bem hidratantes e nutritivos. Pode-se adicionar uma corzinha por meio dos corantes naturais. O segredo para soltarem mais a cor e não ficarem com gruminhos é macerá-los com um pouco de óleo vegetal. Se isso não for suficiente, será necessário passá-los em um coador.

Ingredientes

  • 1/2 colher de chá de cera de carnaúba
  • 1 colher de chá de manteiga de cacau
  • 1 colher de chá de óleo de coco ou de abacate ou de amêndoas doce. O de buriti ajuda a proteger o lábio do sol, mas tem uma coloração bem forte.
  • 1/2 colher de chá de pó de cacau, ou de urucum, ou de beterraba, ou de canela, ou de açafrão, ou de amora ou de açaí em pó (depende do tom de batom de sua preferência), macerado com um pouco de óleo de coco.
  • 1 gota de óleo essencial de ylang ylang ou de hortelã-pimenta ou de patchouli ou palmarosa.

Derreta a cera e desligue o fogo. Adicione a manteiga de cacau e os óleos vegetais. Então, adicione os corantes naturais macerados e, por fim, o óleo essencial. Guarde-o em um potinho.

Essa receita foi inspirada a partir de uma da Ecycle.

Blush

Esse blush dá um efeito aveludado na pele, mas a sua cor é bem sutil… Então, só deu mais certo mesmo quando molhei um pouco os dedos ou o pincel antes de usá-lo.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de araruta
  • 3 colheres de sopa de hibisco em pó
  • 1 colher de chá de cacau em pó
  •  2 gotas de óleo essencial de ylang ylang e 2 de óleo essencial de  palmarosa.
  • Para deixar com um pouco mais de liga, pode adicionar ¼ de xícara de chá de álcool de cereais.

Misture tudo e guarde-o em um potinho. Para uma cor mais forte, deve-se molhar um pouquinho o pincel (ou o dedo) antes de usá-lo.

Essa receita foi inspirada a partir da receita da Rita Home.

Pó translucido

O pó translucido foi a única receita caseira que deu realmente certo! Tanto que nem precisei comprá-lo! Também o uso quando quero dar um efeito mais “mate” nos batons. Ficou muito bom mesmo!

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de argila branca
  • 1 colher de sopa de araruta
  • 1 colher de chá de cacau em pó ou de canela em pó
  • 5 gotas de óleo essencial de gerânio (opcional)

Misture todos os ingredientes e depois passe em uma peneira. Coloque em um potinho de vidro.

Essa receita foi inspirada a partir da receita do Modefica.

Pincéis

Também devemos ter preocupação com os pincéis e as esponjas que utilizamos para nos maquiarmos. A maioria é feita por materiais como plástico e acrílicos. Da mesma forma, ainda utilizam cerdas de animais.

Eis que encontrei os pincéis ecotools, que são veganos e feitos com madeira sustentável.

Reciclagem

Nem todas as embalagens de maquiagem são recicláveis, como, por exemplo, aquelas feitas de acrílico ou de diferentes compostos misturados. Da mesma forma, embalagens muito pequenas são são valoráveis ao processo de reciclagem. Apesar da tentação de querer ter todas as cores de batons possíveis (eu era assim), temos que repensar antes de adquirirmos um novo produto. O ideal seria que tivéssemos apenas itens essenciais e que esperássemos que estes acabassem para, então, comprarmos um novo.

Outra solução seria comprar, sempre que possível, embalagens em refil. Por fim, entre as marcas naturais, veganas e orgânicas, algumas possuem produtos que vêm em embalagens mais sustentáveis, e que utilizam menos materiais em sua fabricação. É sempre bom darmos preferência a esses produtos.

Para as embalagens aptas à reciclagem, é essencial que façamos a separação correta e a lavagem do material. Nunca jogue tais produtos no lixo comum do banheiro!

Podemos, também, reutilizar embalagens antigas de maquiagens para fazermos as receitas caseiras que deram certo!

Esse foi o último texto sobre cuidados naturais! Mas nossa série de sustentabilidade está longe de acabar… Em breve, postarei textos sobre outros assuntos aqui no blog. Obrigada por chegar até aqui!

Consultas

http://anaturalissima.com.br/conheca-seis-marcas-nacionais-de-maquiagem-natural-e-organica/

http://www.julianagoes.com.br/componentes-toxicos-em-maquiagens/#:~:text=Ftalatos,em%20maquiagem%20s%C3%A3o%20os%20ftalatos.&text=As%20empresas%20de%20cosm%C3%A9ticos%20escolhem,n%C3%A3o%20s%C3%A3o%20apenas%20nesses%20produtos.